30.11.09

A vida de um pêlo



A vida de um pêlo consta de três fases: anagénica, ou do crescimento; catagénica, ou fase de transição; e telogénica, ou de renovação. Numa mesma zona do corpo existem pêlos vizinhos que se encontram em distintas fases do seu ciclo. Para conseguir a total eliminação de um folículo, os tratamentos de depilação definitica ou de longa duração deverão ser aplicados quando este se encontrar em fase de crescimento (anagénica). Devido ao facto de que nem todos os folículos de uma mesma zona se encontram na mesma fase, é normalmente necessário aplicar o tratamento durante pelo menos quatro a cinco sessões, com intervalos aproximadamente 2 meses entre elas. Inclusivamente em alguns casos, será necessário outra sessão até se ter a certeza que eliminamos todos os folículos.

A aplicação dos tratamentos de depilação definitiva não provoca dor, apenas incómodo que é bem tolerado sem qualquer tipo de anestesia. No entanto, no caso de ser extremamente sensível, deverá pedir ao médico que lhe aplique uma pomada anestésica na zona a tratar.


O resultado é esquecer de vez a cera, as lâminas, as pinças e os aparelhos eléctricos. A depilação deixou de ser uma preocupação.