23.1.10

Tratar hiperhidrose e sudorese




A sudação é um processo normal que facilita a perda de calor do corpo, função normal do organismo para se adequar às alterações de temperatura. Contudo a sudação excessiva, designada de uma forma geral por hiperhidrose, pode ser quer psicológica, quer fisicamente, desgastante. De um modo geral quem padece desta patologia, muito associada a situações de stress contínuo pode também sofrer de Sudorese (odor desagradável) que resulta da acção das baterias na zona que está anormalmente sempre húmida. Os tratamentos tópicos (higiene, deodorante, anti-transpirante) para a sudação localizada conseguem um bom controlo na maioria das pessoas, mas noutros, com sudação excessiva, não conseguem um controlo eficaz; são estes pacientes que obtêm um resultado óptimo com o tratamento com a toxina botulinica. Os pacientes tratados com a toxina botulinica referem uma redução superior aos 90% de sudação nas axilas e palmas das mãos sem efeitos secundários.

O tratamento demora cerca de 30 minutos.Cerca de 45 minutos antes do tratamento é aplicado anestésico tópico com o objectivo de reduzir a dor das picadas. A aplicação de gelo também reduz o desconforto.

A toxina botulinica bloqueia a acção das terminações nervosas das glândulas sudoriparas da pele. A formação de novas terminações nervosas demora cerca de 6 a 12 semanas. Isto significa que o efeito da toxina botulinica é temporário e que começa a reduzir após 4 a 6 meses. O início de acção ocorre 3 a 5 dias após a injecção e a redução da sudação dura até cerca de 6 meses. São necessárias injecções sucessivas para reduzir o nível de sudação para valores desejáveis, mas com a aplicação sucessiva do Botox, os efeitos vão sendo cumulativos obtendo resultados por mais tempo. Em geral são aplicadas, numa só sessão múltiplas injecções de 0.01 a 0.02 ml de toxina botulinica, num total de 100ml por axila ou palma da mão.

Efeitos secundários
É normal no dia da aplicação a zona tratada ficar dorida e o aparecimento de ligeiros hematomas e edemas que passam em dois dias.Está contra-indicado a mulheres grávidas ou em amamentação; pessoas alérgicas à toxina, e pessoas que padeçam de perturbações da actividade muscular.

Resultados
Os resultados começam a sentir-se ao cabo de três dias e tornam-se realmente efectivos ao fim de uma semana. A partir dessa altura já não transpirará ou transpirará muito menos. Não terá mais manchas de humidade na roupa, não terá odor desagradável mesmo vestindo roupas sintéticas, se a aplicação for nas palmas das mãos, não deixará mais sinal de humidade nas coisas que tocar. Não lhe parece bem?

Para completar
Muitas vezes o problema da sudorese e da hiperhidrose resulta da existência da bactéria por excesso de pilosidade, que mesmo depilada mantém os folículos activos naquela zona. Por esta razão deve pensar em fazer uma depilação definitiva naquela zona, para potenciar os resultados.

Fonte: Corporación Dermoestética